quinta-feira, 19 de maio de 2016

Cores

Cores

http://beteramos.blogspot.com.br/2016/04/cores.html

http://arasaac.org/

O mesmo material de cores, pode ser utilizado de forma as mais variadas possíveis.
Posso propor em separar apenas as imagens da mesma categoria, podendo ser: frutas, animais, plantas, instrumento musical.

Separar por frutas
 A cartela com as imagens posso duplicar, desta forma pode ser utilizado para brincar como jogo da memória, ou apenas fazer pareamento, achar os iguais.
Achar as imagens iguais
Jogo da Memória com o tema: animais
 Ampliando um pouquinho mais, podemos fazer perguntas utilizando as figuras.
Exemplo:
Das figuras que estão na cartela, qual a que você mais gosta? A criança aponta para a figura que tem um carro. Você gosta de andar de carro ou brincar de carrinho? Através do sim e do não, a criança responde. A resposta foi andar de carro. Na sua casa quem dirige? Dou várias alternativas: mãe, pai, vô e avó. Respondeu sim para: mãe, pai e vô. Respondeu não para a avó.
A atividade foi desenvolvida em dois momentos pois quando fiz todas essas perguntas não tinha as imagens. No dia seguinte levei, mostrei a ele e ele mesmo conseguiu construir sozinho.
Quem dirige em sua casa?
 Outra atividade desenvolvida, utilizando a mesma estratégia anterior.
Exemplo: Dessas figuras, qual a que gosta mais? Mostrou o violão. Questionei quem toca? Mãe, pai, irmão, avós, resposta todos da família, não. Tios? Não. Padrinho, informou sim. Continuei a conversa, o seu padrinho toca violão? Sim. Normalmente quem toca violão, canta. O seu padrinho canta? Sim e logo começou a gargalhar. Percebi que havia algo engraçado. Questionei, a sua risada é porque o seu padrinho canta mal. Outra risada e a resposta, sim. Novamente as imagens não tinha, em outro momento trousse e montamos toda a nossa conversa. O que ele executou corretamente. A mímica surgiu pois ao conversar com a mãe ela informou que ele não tocava apenas fazia a mímica de tocar. Achei muito pertinente e o aluno compreendeu perfeitamente.

As imagens que utilizo para os símbolos da comunicação suplementar alternativa, retiro do site Arasaac.



0 comentários:

Postar um comentário

 
;