Cores
http://arasaac.org/
O mesmo material de cores, pode ser utilizado de forma as mais variadas possíveis.
Posso propor em separar apenas as imagens da mesma categoria, podendo ser: frutas, animais, plantas, instrumento musical.
Separar por frutas |
Achar as imagens iguais |
Jogo da Memória com o tema: animais |
Exemplo:
Das figuras que estão na cartela, qual a que você mais gosta? A criança aponta para a figura que tem um carro. Você gosta de andar de carro ou brincar de carrinho? Através do sim e do não, a criança responde. A resposta foi andar de carro. Na sua casa quem dirige? Dou várias alternativas: mãe, pai, vô e avó. Respondeu sim para: mãe, pai e vô. Respondeu não para a avó.
A atividade foi desenvolvida em dois momentos pois quando fiz todas essas perguntas não tinha as imagens. No dia seguinte levei, mostrei a ele e ele mesmo conseguiu construir sozinho.
Quem dirige em sua casa? |
Exemplo: Dessas figuras, qual a que gosta mais? Mostrou o violão. Questionei quem toca? Mãe, pai, irmão, avós, resposta todos da família, não. Tios? Não. Padrinho, informou sim. Continuei a conversa, o seu padrinho toca violão? Sim. Normalmente quem toca violão, canta. O seu padrinho canta? Sim e logo começou a gargalhar. Percebi que havia algo engraçado. Questionei, a sua risada é porque o seu padrinho canta mal. Outra risada e a resposta, sim. Novamente as imagens não tinha, em outro momento trousse e montamos toda a nossa conversa. O que ele executou corretamente. A mímica surgiu pois ao conversar com a mãe ela informou que ele não tocava apenas fazia a mímica de tocar. Achei muito pertinente e o aluno compreendeu perfeitamente.
0 comentários:
Postar um comentário