Fábula ... a atividade adaptada para um aluno com múltipla deficiência. A sequencia desta atividade segue alguns itens importantes para desafiar essa criança especial. Como??? A participação dos alunos da classe na gravação de cada página do slide. Esse processo é muito produtivo para ambas as partes. Uma dupla é convidada para vir cooperar com o aluno, na sala de AEE. Como??? Fazendo a leitura de cada página. E o aluno especial, o que ele faz??? Bom ele precisa descobrir quem é aquele aluno através da pasta com as fotos de todos, quer dizer, ele precisa identificar aquela criança. Outro desafio é descobrir o nome. Como??? A profª informa três nomes e ele responde através do sim/não, apontar, sorrir, ... Enfim, façam e vcs vão descobrir momentos extremamente ricos no mundo infantil!!!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-Tqb7ZVcn-QGUBRc0q2t8wl-ScNi18ccNa4jmkRpdRSCf1UHh03POeA6m41BBPcfWp7izp8N_QiQVvB3DpWU2S_ttpmg-j_PQGDsQMNV4BLVAJ-EySLpWc7LEXPu9GpoYkNSsMnaSllI/s1600/Slide4.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV6C6527LVKmZGRJQkdmZGpwzwpXM0AsbIfEMP6RfYAuRB3qBJf5HkRkUbeDYf6Fkz76D0nBRg7EBGbKNy_UbKs381GbIfnkWiKpW2vKONFiayaPWHRr56i21dRY56ueLelPyjRoaL1M8/s1600/Slide6.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7q96159pg7BjkW7wzUCNPVLGXJNi6CvC-a4jP10jWSXts879hpX-TMUNtnjW6VlUEXRP-8vUeSt9_r2-SpKwNPoKE0b8G4Kjws5Yp6cVrFPtHlwel-EIsKo0Mf_Y5l0Ct6Hfb92IuKGU/s1600/Slide8.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-vbfI3WCAGWD9-m0WtjExSrHIou2Vi2Y00z7tys8IiZkaLIuzRQoD68SPt5UWzW-S23k35vkAJQEc_tdnXJFt528VkPxLbmk5rjkbYmlZIZ3uaRnpTqok4dJzurKKrn1njxDx_kft8ns/s1600/Slide10.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixhZstN0GD5IXXBJPdBLHxe_T-QvitXoRt_SxBKi_mmr0dbRtNasmvByk5Qlucpur_IDoHGEU4L47KjyElJF-liijcs2afwUccEGWyFRPgLBRUvIjtutHVsrcEyiWCsTtF-jwDWWdLq9I/s1600/Slide12.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnqbf3cr5asvOoGqglVi34hD0ize3PkywxVccjnntxUiyg3oOzMgQqnHbS8x_A9UTPlohLcAvDCLHd_krBWq21deY39wiI0ORjEwlv9fGRERjya3Vs5b2Qip7J7yxtUloqmqSjb9_LFIE/s1600/Slide14.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwnUh4M5WJsy-PemFWaAXB_hq2L9xSZ-wL1VQ09V0JiO4lYyT9n-X5FH06pUQ8EpEmgyLk4AQfhoO9Z7OZNFXGLNp30fTOURKXXt-WwkKGFkf8OJC5ofSTBlWSKOvzmHqdKr0HNFywg78/s1600/Slide16.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-BftbIX48t7jHJa-zMKewHCw4m63aN7YAd1afjZ3uaWldJPWgaBe3nlcHuxO4wPcCMsjXGomZUV_YWBmzgKp80Oi4s-481-O4Uu1f9Eh_Aagfgv0SAIfdaJ4j1y1h-b7tvGjK9HsoMyU/s1600/Slide2+(2).PNG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLznfmv3kHledBBBhs1X3VvP88ClRCrJrfbxYfFrxJQ9NhxCgDi1hfMI7sVtqprxyPkECGKvGObDhAeAgP0ypgk-nyYAajiefPkMNeAQRRLftfEe6zSyziZBy_82kM-83zjEuWsPVXHck/s1600/Slide4+(2).PNG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8IWuLz3mtYGanyrs0Dz-QvQQMxYAt5ZaUrYPGOyz9NEEGELbecp60vXX-ucXSGsEwz-NLhvuUL5Uzp4j2FC7-qpTW2b_tyLB1vbU2NB09EgQtPargghoMSmCKNyxI9svvys3EG3yt17o/s1600/Slide19.JPG)
Essa atividade utilizo bastante no computador, porém, pode ser impressa para ser desenvolvida em sala de aula. A atividade é simples, porém, com resultados bem positivos.
Qual a finalidade???
Identificar e nomear os colegas da sala de aula. Por incrível que pareça muitos alunos especiais não conseguem fazer isso, pois tem maior contato com um ou dois alunos da classe. A atividade pode consistir em fazer pareamento de fotos, gravar o aluno lendo o nome do colega e depois a proposta digitar.
A digitação nem sempre é simples, pois requer várias habilidades, mas, vai valer a pena a insistência. Quando o aluno não tem domínio de quase nada, introduzo as letras móveis e faço o mexe mexe. Construo com o aluno o nome, coloco próximo do teclado e junto com ele vamos procurando as letras. As vezes utilizo fita crepe e coloco na tela do computador para ele poder visualizar. Quando o aluno procura a letra, tem vezes que indico, outras vezes brinco de "tá quente ou frio", ... Enfim, o que vale, o aluno perceber que cada tecla digitada aparece letra. Também é excelente que quando digita várias letras ao mesmo tempo, o aluno ainda não dominou o peso de sua mão. Aos poucos esse processo ele vai vencendo e em pouco tempo está digitando sem o auxilio das letras móveis e até mesmo não precisando mais de modelo.
Particularmente utilizo bastante essa atividade no início das aulas. Vale a pena investir!!!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfILB0cvitR1_e06rsO6UOOa4_UcJTWlbeIHhFSSPUYwR54RraJjSN7HKnmkzOszSyP6s7drUAaItQDSDQlC7vFc2QACoIHftdWlWyHAV13jaDL9vmT7zqTdEGs5P7VyTtWfG3h0voQt0/s1600/Slide2.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieJzwSgH19BR3o2dHSHznjNuNUsAwLeKl8jOhvzMpxvBoJ-AmRToUP68QDMchyyeozet2pFs1BAM0SERzm6zgCbS6CIkmocCJl27qJEf5G2FG072alKlVCDUOdtMP4IMCy59Rvq3q41_M/s1600/Slide6.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNgoqI6Tyh1Kb7Y_FlRhflZx95uLfQ1gUwvaUK1PBzGCaz5ov4lp969VXSA-VYgit12OLNWeIPvhntMeTIQthWVMlpg9k8pKxVU8KvP9Ur1dHbAO39E0OdzviJeyhqGAzta351b2dgiEc/s1600/Slide8.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxHwltWdmy5omjv708zbZfzBXqAQmolW_Bc-iZcKOI40re08G9TuINWUXccmmvhqraNPRmUejo8YCpEnmxsn0Z04nEciv_-EDNcXzfdo8iRMkhyEuwB7os_j9IbQ-CxQsGU2OS-E1wPl4/s1600/Slide10.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNP5jYkqQEdqjze0s_MuBgejCkkc7iTrQsjAJvKkqUmKltM1_ApoRkeNwHPuErWxnTesj9oO1zn4yTU-Z6lmGS7_KwKU5idJt8P5ZayQDRJeLYXknV_K3eOg1T8UnuUfyWD1YpKA93Zyg/s1600/Slide14.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjElRe9zLd56JY_57mReN2QYlSl9cHLmYRAI5vh-t48SjHoNeYldLm97t8VMq0EkL-qk8YSaWGID-1mWHxnyyWk5gWPp400pUvBhh7pUWc5LfJomDkF7ptq6cnFwiQRDbdE4M2jpTJzyWI/s1600/Slide20.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUm0gv-ik_C8mN4prEWGh_IUwRzCULcKCwGY7ZastxlV6wlMoFFFWcnBTCnh56Gdt41g0F4zyIbgKJzNz1jZZxARAbW1Y4PvRQANYxOmFnnxOigFFcQMJHNVRWlpiqL7_uCLnvB_Ybr-A/s1600/Slide23.JPG)
Qual a finalidade???
Identificar e nomear os colegas da sala de aula. Por incrível que pareça muitos alunos especiais não conseguem fazer isso, pois tem maior contato com um ou dois alunos da classe. A atividade pode consistir em fazer pareamento de fotos, gravar o aluno lendo o nome do colega e depois a proposta digitar.
A digitação nem sempre é simples, pois requer várias habilidades, mas, vai valer a pena a insistência. Quando o aluno não tem domínio de quase nada, introduzo as letras móveis e faço o mexe mexe. Construo com o aluno o nome, coloco próximo do teclado e junto com ele vamos procurando as letras. As vezes utilizo fita crepe e coloco na tela do computador para ele poder visualizar. Quando o aluno procura a letra, tem vezes que indico, outras vezes brinco de "tá quente ou frio", ... Enfim, o que vale, o aluno perceber que cada tecla digitada aparece letra. Também é excelente que quando digita várias letras ao mesmo tempo, o aluno ainda não dominou o peso de sua mão. Aos poucos esse processo ele vai vencendo e em pouco tempo está digitando sem o auxilio das letras móveis e até mesmo não precisando mais de modelo.
Particularmente utilizo bastante essa atividade no início das aulas. Vale a pena investir!!!
Assinar:
Postagens (Atom)